All for Joomla All for Webmasters

Licopeno e a prevenção do câncer

Licopeno, alimento funcional capaz de prevenir o câncer.

Não é somente a cor do vermelho intenso do tomate que nos enche os olhos. Suas incríveis propriedades de alimento funcional, com destaque para o licopeno, é que fazem do tomate, além de uma delicia de sabor, poderoso antioxidante e anticancerígeno.

O licopeno pertence a família dos carotenoides e creiam, o que torna o tomate tão poderoso antioxidante, é a presença conjunta de quatro dos principais carotenoides: o licopeno, alfacaroteno, betacaroteno e luteína. São eles que conferem pigmento avermelhado em frutas e legumes, e a atuação conjunta entre eles faz do tomate um superalimento.

Sabe como age um antioxidante como o licopeno? Protegendo o organismo da ação dos radicais livres produzidos pelas células no processo de queima do oxigênio. Isto acontece para obtenção de nutrientes vindos dos alimentos, e que serão transformados em energia. Complicou? Vamos “desbiologizar”. É simples, os radicais livres são essenciais, mas em excesso podem atacar células sadias do organismo. A importância dos antioxidantes está na capacidade que eles têm de regular a quantidade de radicais livres no organismo, e em consequência, promoverem mais saúde e longevidade. O efeito antioxidante também previne doenças degenerativas e o câncer pois protegem o DNA celular.

O tomate desperta ainda outra questão bastante pertinente. Se por lado ele é cantado em versos e prosas, por outro ele está no top 10 dos alimentos onde se identifica o maior percentual de utilização de agrotóxicos. Alarmante, para dizer o mínimo. Que contradição pensar que acrescentamos tomate nas nossas dietas e dos nossos cães para obtermos promoção de saúde e prevenção do câncer, mas com ele ingerimos as substancias de potencial risco para o desenvolvimento do câncer que são os pesticidas. Vale pensar a respeito.

Nossos cães e gatos tem vivido mais ( felizmente), mas com a longevidade podem vir também inúmeras doenças degenerativas e crônicas que limitam a qualidade de vida deles. Sendo assim, é superimportante nos atentarmos aos nutrientes que oferecemos a eles em forma de alimentos. A alimentação natural orgânica para cães  oferece a possibilidade da dieta colorida e rica em nutrientes tão necessária para uma vida saudável e com harmonia. E claro, oferecendo o real valor do alimento sem substâncias nocivas. Afinal para nós tutores, a alegria e o bem estar dos nossos filhos vêm em primeiríssimo lugar.

Gratidão pela leitura! Que o seu afeto faça a melhor escolha!

Suraia Aissami

Medica Veterinária Nutrologa

www.natturallepercane.com.br

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *