All for Joomla All for Webmasters

Cães de raça ou SRD? O que vale mesmo é o amor

Cães de raça ou SRD? O que vale mesmo é o amor.

Buscando um cão para chamar de seu? Está pensando em comprar ou adotar? Estes momentos em que planejamos a entrada de um pet na nossa vida são repletos de indagações e dúvidas sobre qual raça escolher.  E estas dúvidas são bem pertinentes já que a opção equivocada pode trazer  problemas para a família ou o que é pior, pode causar grande sofrimento para o cão.

Primeiramente, é bom analisar qual o ritmo familiar, espaço e tempo disponível para cuidados e lazer com o novo membro da familia para ai escolher o porte, a raça (ou não). Se você passa muito tempo fora de casa, o ideal é que  adquira raças como Buldogs, Lhasa Apso, Shitzu, que toleram melhor a ausência de pessoas por tempo mais prolongado. Mas verdade seja dita, cães são animais gregários, extremamente sociáveis pela própria natureza ancestral onde viviam em matilhas. Sendo assim, não curtem muito a solidão.

Já os cães das raças  Chihuahua, Poodle, Maltes, Yorshire, Spitz Alemão são extremamente apegados aos tutores e não gostam muito de passar tempos sozinhos. Podem sofrer de ansiedade de separação quando isto acontece. Eles sofrem com a ausência, podendo apresentar sintomas como latido e choro excessivos, xixi e coco fora do local habitual, destruição de objetos, ou seja, apresentam um quadro de estresse agudo quando você não está em casa.  Claro que estamos aqui falando de tendências raciais e que podem variar de acordo com cada individuo e características de manejo educativo adotado pelos tutores.

Se você gosta de cão obediente e bastante inteligente, busque o Golden Retriever. Já o teimoso mais famoso e não menos adorável é o Beagle. O hiperativo do mundo canino atende pelo codinome de Border Collie, bicho fantástico porém com grande energia para queimar. Ama e precisa de muita atividade durante boa parte do dia e não são muito indicados para espaços pequenos e solitários.

Você sentiu falta do famoso SRD? Pois é, como se trata de cães mestiços, não temos um perfil padrão, nem de porte, nem tampouco de temperamento. Mas uma coisa é certa. Assim como os demais, são incríveis, amorosos, inteligentes e necessitam de um lar como o seu para doarem amor.

Que o seu afeto faça a melhor escolha!

Suraia Aissami

Medica Veterinária Nutrologa

 

 

 

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *